quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sobre Cursos de Sobrevivencia e Bushcraft - Cuidado

Amigos e Praticantes das artes do mato. Bom dia.

Eu sei que a maioria do pessoal que posta comentários aqui é de gente experiente e vivida, acredito que a maioria das pessoas aqui é de adultos, poi bem vamos falar serio então.

Eu tenho conversado com muitas pessoas via web e por e-mail e muitas delas tem me pedido informações sobre como e onde praticar Bushcraft e Sobrevivência, como se fosse algo similar a jogar bola no sábado a tarde. Nosso “esporte” não é algo comum que se possa comprar o equipamento e ir par ao mato, nosso esporte pode se mal praticado ou “jogado” por pessoas leigas ele pode colocar a vida dos participantes em risco e ate matar! E é por isto que se chama sobrevivência em selva.!
 
Não estou sendo fatalista apenas realista, dependendo de onde o praticante vai e dos conhecimentos que possui ele pode se dar muito mal, exemplos não faltam na serra do mar e afins.

Meu comentário se da pelo fato que tenho notado o crescimento dos “cursos de sobrevivência e bushcraft” pelo Brasil a fora e tenho noticias de acidentes com praticantes e de pessoas que se dizem militares, membros da ONU, de unidades de forças especiais, de tudo que se possa ligar a credibilidade do instrutor e deixar o aluno alucinado com o possível Rambo que o esta instruindo.

Eu sei e reconheço que pessoas e grupos idôneos e capacitadas estão ministrando ótimos cursos e sendo pagas por isto; e devem mesmo ser muito bem pagas, pois o conhecimento deste nível de pratica demanda responsabilidade e capacidade, e que seus alunos são sua responsabilidade e caso um deles venha a sofre um infortúnio a durante o curso ou após este a responsabilidade destes instrutores é compartilhada pois na teoria os alunos foram ao mato certos que seu conhecimento os capacitaria para isto pois foram treinados.

Uma primeira referencia sobre este problema foi postada no youtube pelo Giuliano Toniolo o Papa do Bushcraft no Brasil, onde este mostra sua preocupação com o tema e não é nem pela concorrência pois ele ate recomenda novos cursos porem que sejam capacitados para tal instrução e não um bando de aventureiros leigos que querem ganhar dinheiro com a inocência dos amantes do esporte.

Amigos cuidado com os embusteiros tenha consciência e cuidado no mato, pois é um ambiente único e não é o nosso e nele somos visitantes e devemos respeitar o mesmo. – SELVA.
 
Assistam o video do Amigo Giuliano Toniolo sobre o tema:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário