domingo, 24 de março de 2013

Pensamentos e Esperanças.....

Ontem eu escutei um comentário que deu sentido e ordenou alguns pensamentos que as vezes ficavam sem resposta e me provocavam mais duvidas do que respostas.

“As leis do nosso país foram feitas por pessoas que sofreram as agruras da ditadura militar, assim como quem reescreveu e implementou a constituição de 88.”
 
Ambas as cartas de leis foram elaboradas por estas pessoas, assim quando pensamos em como as coisas ficaram tão sem rumo aqui no Brasil, eu explico.

Quando pensamos em como é possível que nossa lei seja tão deturpada ao ponto de deixar um criminoso contumaz em liberdade com amparo legal ou permitir que um culpado confesso possa sair pela porta da frente de uma delegacia ao se apresentar dias após o crime ou ainda deixar que um criminoso possa incorrer diversas vezes no mesmo crime e responder em liberdade ate todos os seus recursos e apelações serem julgadas e transitadas? Para entender isto devemos imaginar que as pessoas que permitiram isto não fizeram com má intensão e sim com o único proposito de evitar as ações arbitrarias das autoridades permitindo que pessoas de bem ou não, tivessem  o mesmo tratamento e chances antes de serem presos e condenados ou torturados.

È uma verdade triste mas real, na época da ditadura em alguma parte do processo as coisas se deturparam e perderam o proposito e saíram do controle, onde pessoas que deveriam representar o estado representavam a si mesmas e as suas ideias de como deveria ser o certo e errado. Com base nestas situações o que poderia ter sido um bom começo se tornou um erro histórico deplorável e que reflete sua heranças pelas décadas pôs ditadura e nos dias de hoje permite que a lei seja muito temerária com relação a conduta de crimes e criminosos, pois nos dias de hoje as pessoas e valores mudaram e as leis não mais refletem a realidade dos fatos previstos como certo e errado pelos pais de nossas leis.

As pessoas hoje tem a clara ideia que a lei é para os pobres, negros e desapadrinhados, o que é exatamente ao contrario do que se pretendia com a criação das leis que temos hoje, uma vez que estas pretendiam apenas proteger as classes menos abastadas da mão pesada da  lei e dos ricos que poderiam manipula-las. Hoje é exatamente ao inverso do que se pretendia. Apenas ricos e bem apadrinhados não sentem o peso da lei, e se a lei é aplicada existe uma serie de atenuantes e remédios legais que foram criados para tentar corrigir estes erros e so fizeram piorar a doença.

Vale lembrar que a lei deveria ser uma barreira para que as pessoas com má índole repensassem suas atitudes antes de leva-las a cabo e se a fizessem sentissem o peso da lei e de suas atitudes. Hoje a lei é manipulada para permitir que criminosos e cidadãos de bem sejam nivelados todos pela mesma regra ou por baixo, e de carona nesta visão pobre e oportunista o estado que deveria nos representar apenas se representa, cuidando apenas de seus interesses pessoais e de seus partidos políticos e deixando em segundo ou terceiro plano o cidadão apenas criando a falsa impressão de que se importa com o povo e em faze-lo sentir-se importante nas eleições e em eventos que dão visibilidade politica e econômica ao mesmo estado, usando o povo como fantoche.

Durante anos eu achei que as religiões fossem a maior desgraça da humanidade, pois todas se dizem representar a Deus porem apenas se representam. Bradam a palavra de Deus. Porem não se esquecem de pedir e cobrar a obediência a ele por meio de doações e dízimos prometendo milagres e mudanças e se estas não vierem a culpa é unicamente do fiel pois sua ação ou seu proposito foi fraco como sua fé e para mudar deveria melhorar. Jesus não tinha religião, apenas bradava a palavra do pai e disse que a igreja de Deus é o coração do homem e não as edificações e prédios.

Porem após refletir muito sobre tudo isto, descobri que os partidos políticos assim como as religiões são parte da mesma doença, todos apenas cuidam de seus próprios interesses e nunca os do povo. Desta forma as leis que nos causam tanta revolta e nos deixam indignados são na verdade uma herança maldita de medos, gerados pela nossa própria falta de compreensão e respeito das mudanças do mundo ao nosso redor,  os valores de certo e errado e civilidade nunca deveriam ser questionados, pois são as bases de nossa sociedade pobre e desorganizada que mais parece uma tentativa fracassada de fazer algo certo sem saber o que se quer fazer ou onde se quer chegar no final.

Sociedade esta que se acha dona do mundo e o molda e deforma a sua própria vontade destruindo tudo o que esta a seu alcance e chega ao cumulo de dizer que é civilizado, mesmo urinando e defecando na agua em que bebe, tornando um mundo lindo em uma lata de lixo e morando dentro dela.

Enfim chego a triste e desesperadora conclusão que todos nos somos os responsáveis por todas as coisas e situações que sempre achamos errado e queremos mudar, porem nunca nos organizamos e lutamos para realizar tais mudanças. O homem é capaz de coisas extraordinárias tanto de bom quanto de ruim se organizado em grupo e com objetivo definido, precisamos aprender a votar, cobrar e exigir as coisas que realmente precisamos de nossos representantes por nos eleitos e que não nos representam.

Precisamos de leis que nos de esperança e segurança, educação, saúde, emprego e de um futuro. Precisamos de representantes que possam realmente nos representar e fazer valer nossa vontade sempre dentro do conceito de civilidade e respeito mutuo entre os seres humanos e animais. Não precisamos de quem nos de de comer e sim quem nos ensine a pescar, não precisamos de assistencialismo e sim de atenção e respeito.

Precisamos parar de pensar e agir ou cobrar a quem nos realmente nos represente que comece a mudança real que ira nos colocar num rumo de mudanças e melhorias para nossos filhos e netos onde as leis sejam pesadas para quem precise do peso da lei e a leveza dela para quem apenas precise de uma lição de vida. Este pensamento que compartilho com os amigos e leitores deste post, são minhas ideias e pensamentos, quero deixar claro que respeito todas as ideias, formas de pensamento, credo e crenças, ideologia e opções de vida. Apenas fico imaginando que se temos como pesquisar e pensar porque não o fazemos? E ontinuamos a agir como pessoas cabresteadas pelas ideias onde vive. So peço que todos pensem e reflitam o que pode ser mudado e melhorado em sua vida.

Felicidade, Saúde, Paz e Esperança a todos.
 
Alexandre R. Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário