sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Armas de Fogo - Porque e Para que ter?


É assim que eu penso.

Quem gosta defende, pois conhece o que fala, quem não gosta repudia pois não tem vontade de conhecer ou tem medo. Enfim cada um na sua. Mas não venha tirar meu direito, se você não se sente seguro em um pais onde todos os cidadãos tem armas de fogo, porque vocês viajam aos EUA?

Se tem medo de um pais com muitas armas mude do Brasil, pois aqui não é a população que gosta de caçar, praticar tiro esportivo ou de lazer, colecionar ou mesmo ter para uma eventual proteção. Aqui quem tem a posse e o porte de armas são pessoas que não te olham como cidadão e sim como alvos, fornecedores de recursos para sustentar suas vidas medíocres.

Pessoas que não hesita em tocar sua campainha e atirar em você porque você não esta coma carteira, ou porque apenas conversou com o marginal e de alguma forma este se ofendeu por você não ser o que ele esperava e tirou sua vida.

Quem tem a posse de uma arma de fogo hoje são aqueles que não ligam para a lei a civilidade ou a dignidade humana, Nos cidadãos comuns; como você que lé isto, não podemos ter armas, quanto mais porta-las, somos iguais ao leão que tem dentes e unhas mas não podemos usa-las e somos comidos e temos mortos nossos filhos pelas hienas.

Se todos os contrários ao tema um dia pudessem ver apenas, o que um marginal faz com uma vitima de assalto, latrocínio, estupro e outros, tenho certeza que ao menos com uma ponta de duvida tenho certeza que ficaria. Não que ter uma arma iria ajudar. mas te daria uma chance melhor que 10% de sair ileso e 15% de sair vivo.

Eu insisto na minha opinião, quem garante que a raposa não entre no galinheiro não é o galo e sim a ideia de que a cerca é intransponível. Antigamente nas décadas de 70, 80 e 90, os marginais não entravam na sua casa por dois motivos, 1 - Eles não eram tantos e oportunistas como hoje e 2 - Caso eles entrassem estes não tinha 85% de certeza de que naquela casa não haveria uma arma de fogo ou alguém com coragem ou capacitado para enfrenta-lo.

Hoje se um ladrão ou quadrilha resolve entrar em uma casa, prédio ou condomínio ou ate numa delegacia, eles vão e pronto, com a certeza de 85% de sucesso. Se esta certeza acabar e deixarmos os marginais com duvida de que se naquela ou na outra casa tem pessoas armadas e capacitadas para se defender e baixar sua taxa de sucesso as mesmas condições que temos hoje entre 10 a 15% eles não vão ariscar, eles são muita coisa menos burros.

Portar uma arma é função das policias e agentes de segurança. O cidadão comum que quiser portar uma arma deve provar sua necessidade, se por proteção ou esporte, portar por portar não é justificável. Acidentes com armas de fogo acontecem por negligencia, imperícia ou  incapacidade técnica no seu manuseio. se quiser ter uma arma é igual a dirigir você tem que estar habilitado.

Mas e os massacres e coisas do gênero? pois é. este assunto é difícil de mensurar pois hoje pessoas bebem e matam tantas quanto num massacre, ou mais, usando um carro, e não vejo ninguém lutando ou legislando para proibir os carros. Matam por  negligencia, imperícia ou  incapacidade técnica e nada acontece.

Se uma pessoa do nada surta e atira em outras por motivos aleatórios e sem lógica par anos, esta pessoa deve representar o todo dos que possuem armas? caso sim o mesmo se aplica aos carros, motos e corrupto que matam indiretamente ao roubar verbas de saúde e alimentação?

Portar e ter uma arma é uma opção de cada um, com o seu direito resguardado pela lei. É assim que deveria ser e não como é hoje, o tema deveria ser tratado com a mesma atenção que se da a outros temas como copa e olimpíadas,ou uma partida de futebol, com respeito e paixão e não como forma de limitar a sociedade civil a ser a galinha com medo da cerca cair e sem força como povo, nos tornando as galinhas do galinheiro sem a cerca cogitado do galo.

Enfim se vocês querem direitos deem direitos, regras existem e são muito rígidas, o controle de armas existe e é passado, porem apenas para a população civil pagadora de impostos, Os marginais não compram armas em lojas para eles a lei é um piada que só os facilita.
 
Referencias de debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário